Como se não bastasse o problema com as barcas, o carioca enfrentou no último dia 13 uma greve nos trens da cidade. Segundo a imprensa, 500 mil passageiros deixaram de utilizar o transporte por conta da paralisação. Para o sindicato, o protesto é para chamar a atenção à precariedade do transporte ferroviário. ” Trens estão sem freios, sinais têm problemas de manutenção e a culpa vai para o maquinista”,, denunciou à imprensa o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Valmir Lemos. Segundo ele, acidentes freqüentes ocorrem sem que a empresa concessionária tome qualquer providência.A SuperVia, concessionária que administra os trens desde 1998, além de não atender as reivindicações dos ferroviários, ainda demitiu nove maquinistas que participaram da assembléia que decidiu a greve. A paralisação de advertência que deveria durar um dia, pode seguir por tempo indeterminado por conta da intransigência da concessionária.
A privatização dos trens foi realizada através de uma massiva campanha que insuflava grandes expectativas com relação ás melhorias do serviço público. No entanto, fora o alardeado ar-condicionado, os problemas só aumentam. Além de freqüentes acidentes, superlotação e altas tarifas, os trabalhadores do sistema ferroviário convivem com o arrocho salarial e condições precárias e inseguras de trabalho.
Enquanto isso os trabalhadores são obrigados a se submeterem diariamente às precárias condições do transporte diário ao trabalho, como uma espécie de navio negreiro moderno. Até que a panela de pressão exploda novamente.
Fonte: Opinião Socialista
Todo apôio à luta de nossos camaradas ferroviários do Rio de Janeiro! Pela reestatização do sistema ferroviário! Pela volta da RFFSA!
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