20 de abril de 2009

Anti-fraude, Uefa suspende clube macedônio por oito anos

Presidente e jogador do FK Pobeda teriam participado de manipulação de resultado; todos foram banidos do futebol

Equipe Universidade do Futebol
Nesta sexta-feira, a Uefa, entidade máxima do futebol europeu deu provas claras de que não tolerará quaisquer atos de corrupção envolvendo representantes de clubes, independentemente da esfera em que se enquadrem. Jogadores e o presidente do FK Pobeda, da Macedônia, foram punidos.
Por oito anos, a agremiação está impedida de executar qualquer tipo de procedimento legal. O presidente Aleksandar Zabrcanec e o capitão Nikolce Zdravevski, acusados de manipular o resultado de um duelo pela Liga dos Campeões, há cinco anos, foram banidos do futebol daquela região.
A decisão foi anunciada após sete horas de discussão no comitê disciplinar da Uefa. No mês anterior, o francês Michel Platini, presidente do órgão, havia relatado que a manipulação de resultados e as apostas ilegais são os principais problemas da modalidade no Velho Continente.
“Esta punição envia um claro e forte sinal de que a Uefa não vai tolerar nenhuma atividade fraudulenta que possa influenciar no resultado das partidas”, informou Platini.
Agora, a Uefa estenderá o pedido à Fifa, para que Zabrcanec e Zdravevski sejam rechaçados em âmbito mundial.
“As partes vão receber os motivos que levaram ao veredicto em um documento e têm três dias para recorrerem da decisão”, apresenta a nota oficial da Uefa
No dia 13 de julho de 2004, FK Pobeda e FC Pyunik se enfrentaram pelo principal torneio de clubes da Europa. E o revés do clube da Macedônia, acredita a Uefa, teria ocorrido de maneira deliberada.

Fonte: Universidade do Futebol

Nenhum comentário: