30 de abril de 2009

Polônia estuda mudanças na arbitragem e aumento de detenções para combater corrupção

País, que co-organizará Euro-12 ao lado da Ucrânia, inclusive deve agir na mudança da comissão técnica da seleção

Em meio aos preparativos para a edição de 2012 da Eurocopa, principal torneio continental entre seleções do Velho Continente que será organizado em parceria com a Ucrânia, a Polônia se preocupa com a corrupção. E dentre as medidas estudadas para sanar tal problema dentro da esfera esportiva, a extensão de prisões e mudanças no quadro de arbitragem.
De acordo com declaração do Ministério do Esporte, Miroslaw Drzewiecki, o país já deteve cerca de 200 pessoas, entre membros da federação nacional, dirigentes de clubes, jogadores e árbitros. O motivo genérico: envolvimento com manipulação de resultados.
“Estamos determinados a combater a corrupção até que todos os envolvidos sejam punidos”, afirmou o representante, em entrevista à agência Reuters. “Se o número de árbitros diminuir para 12 ou mesmo sete, há muitos juízes jovens de ligas inferiores esperando por uma chance, e também poderíamos considerar convidar árbitros de países vizinhos”, garantiu.
Atualmente, a Polônia conta apenas com 15 árbitros autorizados a apitar as partidas da primeira divisão. Os questionamentos, além disso, refletem-se no selecionado nacional. Para Drzewiecki, a única maneira de garantir uma mudança de fato no futebol local é finalizar os casos de corrupção – o que passa pela contratação de um novo treinador.
“Leo Beenhakker [comandante-técnico da seleção polonesa] é um grande profissional, mas considerando sua relação com a federação polonesa no último ano, é difícil imaginar que eles cooperem no futuro”, imaginou o ministro.

Fonte: Universidade do Futebol

Porque não adotar estas mesmas medidas aqui no Brasil? Estamos precisando...

Nenhum comentário: