30 de abril de 2009

Por 'proteção à vida', Fifa autoriza atraso em partidas

Árbitros não devem iniciar duelos enquanto não houver organização externa e acomodação dos torcedores

A morte de 19 torcedores em tragédia recente na Costa do Marfim motivou a Fifa a tomar uma medida de extensão de autoridade aos árbitros. A partir de agora, eles terão autoridade para atrasar o início dos jogos por questões de segurança evolvendo o espetáculo esportivo.
Presidente da entidade máxima do futebol, o suíço Joseph Blatter comunicou a membros do estádio e comitê de segurança que “nenhuma vida pode ser posta em risco pelo futebol”. E a ideia de retardar as partidas, então, foi lançada pelos representantes.
Foi solicitado ainda que cada uma das 52 federações africanas enviem especialistas em segurança para um encontro em Cairo no próximo mês.
“[Os árbitros] não devem, de agora em diante, iniciar uma partida a menos que haja organização externa no estádio e os espectadores tenham tomado seus lugares”, diz nota oficial da Fifa, publicada nesta segunda-feira.
No último dia 29 de março, no estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, o número de lugares (35 mil) foi largamente superado. Era a ânsia por prestigiar o jogador Didier Drogba, que atuaria pela primeira vez em casa na temporada, na partida entre a Costa do Marfim e Malawi. O saldo lamentável foi de 19 pessoas mortas e mais de 130 feridas quando os portões cederam – a partida foi reiniciada quando a organização se estabeleceu novamente.
Relatórios e explicações da federação marfinense e autoridades locais sobre o acontecimento já foram requeridos pela Fifa, que deverá tomar uma decisão.

Fonte: Universidade do Futebol

Nenhum comentário: