10 de maio de 2009

Feliz Aniversário, Ferroviário! Desde 09 de maio de 1933


Sábado, 9 de maio de 2009. Hoje o Ferroviário Atlético Clube comemora 76 anos de gloriosa existência. Fruto da singela fusão de Matapasto e Jurubeba, simpáticos times dos saudosos funcionários da Rede de Viação Cearense (RVC) na década de 30, o clube coral nasceu e cresceu, tornando-se a maior expressão esportiva de raízes operárias do Brasil.

Apontado por historiadores como o clube de origem ferroviária mais vitorioso de todo o país, o Tubarão da Barra é ainda um dos poucos times em atividade remanescentes das representações de classe, muito tradicionais nas primeiras décadas do século passado. Foram muitas alegrias, conquistas e percalços, naturais a toda história gloriosa.

Ao longo de mais de sete décadas, o Ferroviário sabe muito bem o que é ter uma extensa relação de ídolos: Popó, Pepê, Manoelzinho, Nozinho, Fernando, Aldo, Macaco, Pacoti, Zé de Melo, Edmar, Coca Cola, Amilton Melo, Paulo Veloso, Simplício, Celso Gavião, Jacinto, Betinho, Jorge Veras, Luisinho das Arábias, Mazinho, Marcelo Veiga, Batistinha, Acássio, Jardel, entre tantos outros.

O clube ostenta confrontos históricos contra Fluminense-RJ (2x0 em 1949, 3x2 em 1966 e 4x1 em 1981), Bahia (4x2 em 1940, 4x2 em 1941, 7x2 em 2006), Santa Cruz-PE (5x2 em 1941), Paysandu-PA (3x2 em 1946 e 2x1 em 1955), Náutico-PE (3x1 em 1948), Santos-SP (0x0 em 1968), São Paulo-SP (2x2 em 1957) e até Seleção Brasileira (1x2 em 1968), entre outros. Em um registro inédito na história do esporte alencarino, o clube coral recebeu a placa com o título de Honra ao Mérito Legislativo outorgada pela Câmara de Vereadores de Fortaleza, em 1988.

A galeria coral já contabiliza mais de 100 conquistas oficiais, entre campeonatos, copas, torneios e taças. São 9 títulos estaduais e 21 vice-campeonatos. Foi o primeiro, e até então único, clube de futebol do estado do Ceará a disputar uma competição internacional fora do território brasileiro. Este ano, estreando na primeira edição da Série D, o Ferrão participará pela 27ª vez do Campeonato Brasileiro, com 6 presenças na Série A e 8 na Série B.

Ao todo são mais de 3.200 jogos e mais de 1.600 atletas utilizados ao longo de 76 anos de existência. Todos esses detalhes estão sendo minuciosamente resgatados em uma série de pesquisas históricas que, brevemente, gerarão um livro e um almanaque, tornando o Ferroviário o único clube do futebol nordestino a conhecer profundamente simplesmente todos os dados da sua história.

O clube tem um patrimônio invejável e recentemente vem sofrendo uma renovação em sua safra de dirigentes que promete dias de muitas alegrias para o Ferrão. Através do Programa Sócio-Torcedor, criado e administrado pela Associação dos Amigos do Ferroviário Atlético Clube (AAFAC), o Tubarão já desenvolve projetos de construção do Centro de Treinamentos e ampliação do Estádio Elzir Cabral.

O Ferroviário tem ainda o privilégio de conviver com o Sr. Valdemar Caracas, fundador do clube, que completou lúcido, no fim do ano pasado, 101 anos de idade.

Renovado de espírito e de idéias, o clube mantém um importante tripé de comunicação oficial: além de possuir um dos melhores portais de internet do Brasil, o Ferroviário Atlético Clube conta com uma revista trimestral, a Expresso Coral, e com um programa radiofônico semanal, a Rádio Ferrão.

São 76 anos de vida, 76 anos de um verdadeiro patrimônio histórico e imaterial do estado, 76 anos que sempre se renovam. O Ferroviário é um jovem que continua sonhando alto e que, certamente, vai chegar ao topo dada a persistência de seus novos e velhos mandatários, unidos rumo a mais 76 anos de glórias. Definitivamente, não é pra qualquer um. E viva o Ferrão. Feliz Aniversário, amor da vida de mais de 200 mil pessoas.

Fonte: Portal oficial do Ferroviário

Nenhum comentário: