11 de maio de 2009

Ali Babá e os quarenta ladrões

Vamos direto ao assunto: não seria mais racional as Séries A, B, C e D do campeonato brasileiro começarem no mesmo período? Assim, muitos clubes participantes não seriam obrigados a pararem entre o fim do estadual e o início da competição nacional. A Série C só começa no fim de maio e a D no início de julho. Já os exaltados 40 clubes das Séries A e B - sempre privilegiados - dispõem de um certame o ano inteiro. Seria pedir muito que a CBF programasse melhor o calendário do mais importante campeonato do território nacional? Creio que não faria mais que sua obrigação.

Não vou entrar no mérito de um campeonato que privilegia apenas 40 clubes, nem todos importantes em nível de tradição, representatividade e potencial de torcedores, mas que chegaram onde estão por merecimento técnico e principalmente por serem melhor geridos. Apelo apenas para o bom senso em evitar que as outras equipes (Séries C e D) sejam obrigadas a parar para depois recomeçar dentro da mesma temporada. No caso dos humildes 40 participantes da Série D, há uma vácuo de mais de 2 meses no calendário entre as competições. Quem paga a folha de pagamento destes times durante o período sem arrecadação? O desmanche dos elencos é praticamente inevitável e torna ainda mais caro o processo de preparação das equipes.

Também não vou comentar sobre a eliminação precoce da grande maioria dos times, que ficarão sujeitos a longos períodos de inatividade até o ano que vem. Mais um absurdo de um calendário excludente. Nem vou comentar sobre o papel quase sempre ridículo das federações, sempre coniventes com os desmandos da CBF. Os 10 meses de competições oficiais, previstos no Estatuto do Torcedor, são desrespeitados vergonhosamente por ambas instituições. Até o dia que os clubes e seus torcedores se rebelarem e tomarem suas providências.

Enquanto isso, os dirigentes da CBF e das federações vão se perpetuando no poder. Em 2009, Ricardo Teixeira completa 20 anos no comando da CBF, mesmo período de tempo que a "situação" manda e desmanda na FCF. Simplesmente lamentável sob todos os aspectos. Enquanto mais de 300 times comem o pão que o diabo amassou, a CBF continua dando festinha particular para 40 convidados, promovendo o "maior e melhor campeonato do mundo", de nível técnico muitas vezes duvidoso, para uma legião de expectadores que sequer tem a capacidade - e a dignidade - de perceber a morte aos poucos do maior patrimônio do futebol nacional: os seus próprios times de futebol.

Postado por Evandro Ferreira Gomes

Fonte: Blogservatório - Portal oficial do Ferrão

Nenhum comentário: