7 de maio de 2009

No tempo em que o futebol andava de trem

No dia em que comemora 76 anos de história, o Ferroviário Atlético Clube será o principal destaque do projeto Percursos Urbanos, organizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a ONG Mediação de Saberes, que a cada sábado promove um passeio itinerante para pontos importantes da cidade.

No sábado, dia 9, um ônibus urbano sai da sede do CCBNB rumo a pontos relacionados à história do Tubarão da Barra, como a Av. Francisco Sá, onde se situavam as Oficinas do Urubu, nascedouro do Ferroviário nos anos 1930, além da aprazível Barra do Ceará, bairro onde se localizam as invejáveis instalações do clube.

Durante o passeio, acontecerá um bate-papo intitulado "No tempo em que o futebol andava de trem", com a participação de Airton de Farias, autor do livro "Ferroviário: Nos trilhos da vitória", Evandro Ferreira Gomes, diretor de marketing e historiador do clube, e Leonardo Carneiro, integrante da Ultras Resistência Coral.

Serviço: No Tempo em que o Futebol Andava de Trem - Dia 09, sábado, 15h às 18h30

Operários fortalezenses dos anos 1930, compelidos a prestar horas-extras noturnas, aproveitam o "intervalo forçado" entre um turno e outro para praticarem o football. Da pelada nasceria o Ferroviário Atlético Clube. O time de ferroviários tornou-se símbolo para militantes de esquerda e chegou a eleger um comunista para a Câmara de Fortaleza, logo cassado pelo Estado Novo. Neste percurso, futebol, política e outras histórias do Expresso Coral, que neste dia completa 76 anos. 210min.

Participantes: Interessados em geral, mediante inscrição prévia.
Ponto de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste (Centro).
Inscrições: a partir de 05/05, na recepção do CCBNB.

Fonte: Portal oficial do Ferroviário

Um comentário:

Yuri Fontela disse...

Estarei lá marcando presença!