27 de maio de 2009

Federação Cearense decide por não realizar Copa Estadual

Desrespeitando uma exigência do Ministério Público e o seu próprio calendário oficial de competições para 2009, a Federação Cearense de Futebol (FCF) tomou a decisão de não realizar a Copa Estadual Fares Lopes, previsto para começar no próximo dia 13 de junho.

Segundo o atual vice-presidente da mentora, Mauro Carmélio, o lado financeiro foi o principal problema. "Nós tentamos apoio do Governo do Estado, da televisão e de patrocinadores, mas nada foi conseguido", afirmou o dirigente em entrevista ao site Artilheiro.com.br. Carmélio também alegou a falta de uma premiação que motivasse a participação dos clubes, sem no entanto citar que o projeto original da competição, elaborado pelo próprio Ferroviário, previa a destinação de uma vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte para o campeão, item sumariamente retirado pela FCF quando do planejamento da copa.

No dia 10 de setembro de 2008, por unanimidade de votos, o Conselho Arbitral aprovou a criação da Copa Estadual envolvendo os clubes cearenses. Nove dias depois, o próprio Mauro Carmélio assinou um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público Estadual, onde a FCF se comprometia a oferecer aos seus afiliados, já a partir de 2009, os 10 meses de competições oficiais garantidos pelo Estatuto do Torcedor.

A luta por um calendário justo iniciou-se em maio de 2008, com a denúncia de torcedores do Ferroviário contra o descumprimento do Artigo 8° do Estatuto do Torcedor por parte da Federação. Enquanto o futebol cearense dá mais um passo atrás, vários estados vizinhos mostram organização.

A partir de 15 de julho começará a Taça Cidade de São Luís, competição maranhense que envolverá oito clubes e indicará o segundo representante do estado na Copa do Brasil 2010. Os três grandes do estado confirmaram presença: Maranhão, Moto Club e Sampaio Correa. Estes dois últimos, inclusive, dividirão as atenções desta Copa com a disputa do Campeonato Brasileiro.

Competições semelhantes já acontecem também em Pernambuco, Piauí, Paraíba e Bahia. Há alguns anos atrás, as Federações de Alagoas e Sergipe se uniram, inovaram, e com muita criatividade promoveram a Copa Alagipe, sucesso técnico e de público.

Diante da demonstração explícita de descumprimento do que rege o Estatuto do Torcedor, a Associação dos Amigos do Ferroviário se reunirá em breve para deliberar sobre o assunto. Dessa vez, a empreitada coral estará acompanhada de associações de torcedores de outros clubes brasileiros.

Fonte: Portal oficial do Ferroviário

Nenhum comentário: