10 de março de 2009

O absurdo critério para a nova Série C

Me causa um tremendo desconforto cada vez que eu vejo os nomes dos 20 clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro da Série C em 2009. Ainda não engoli a forma decretada pela CBF para definir os participantes desta competição.

O anúncio da criação da Série D e o consequente rebaixamento de todos os clubes que não participaram da edição 2008 ou que não conseguiram ficar entre os 16 primeiros colocados, foi, no mínimo, um tremendo absurdo. Pior do que isso só se tivessem feito uma lista de convidados, como aconteceu naquela tal Copa João Havelange.

O Ferroviário, face o orgulho de nunca ter participado de uma virada de mesa, acabou sendo prejudicado justamente por ter ficado de fora do Brasileirão do ano passado. Não estou querendo colocar em questão a não classificação coral para a edição de 2008. Fomos incompetentes dentro de campo? Com certeza. Mas e os anos anteriores? Organizar uma nova competição utilizando como critério apenas os últimos 5 meses, é muita injustiça. Infelizmente, de nada adiantou estar entre os três clubes que mais pontuaram na Série C, além de ter o ataque mais positivo da história do campeonato. De nada adiantou também termos 6 participações na Série A e outras 8 na Série B. Fomos rebaixados sem jogar.

Segundo comentam nos bastidores da CBF, a divisão dos dois grupos para a nova Série C já está definida:

  • Grupo do Norte: Rio Branco/AC, Águia/PA, Paysandu/PA, Sampaio Corrêa/MA, Icasa/CE, ASA/AL, Confiança/SE, Salgueiro/PE, CRB/AL e Luverdense/MT.
  • Grupo do Sul: Brasil/RS, Guaratinguetá/SP, Ituiutaba/MG, Marcilio Dias/SC, Criciúma/SC, Caxias/RS, América/MG, Marília/SP, Gama/DF e Mixto/MT.

Metade desses estão abaixo do time coral no Ranking da CBF, sendo 8 pra lá da 100ª posição. No Grupo do Norte, especificamente, apenas Paysandu (31º), CRB (34º), Sampaio (63º) e Confiança (78º) estão melhor rankeados do que o Ferroviário (82º).

Lamentações a parte, a continuação da boa campanha coral no atual Campeonato Cearense é essencial para garantir ao Ferrão a vaga na Série D 2009. Outros tradicionais clubes brasileiros como Santa Cruz/PE, Remo/PA, CSA/AL, Moto/MA, Treze/PB, Sergipe/SE, River/PI e Joinville/SC também buscam o mesmo objetivo.

Postado por Chateaubriand Arrais Filho


Fonte: Portal oficial do Ferroviário

3 comentários:

Anônimo disse...

É realmente não havia reparado por esse lado, aliás vários clubes de tradição que vc citou como o REMO, Joinville, Santa Cruz estão fora, é interessante o tema e a discussão!

Abraços Oi!

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Realmente foi um absurdo a forma como a CBF encontrou para selecionar os novos participantes da Série C. O Ferroviário, mais uma vez, fica de fora do filé...

Anônimo disse...

Comcerteza isso foi uma falta de respeito a história do Ferrão em edições passadas nos Campeonatos nacionais. Talvez tenha faltado ao Tubarão da Barra uma força política mais atuante na CBF, pois sabemos que isso infelizmente interfere e muito no nosso "futebol pentacampeão mundial".