10 de março de 2009

Boliviano entra na Justiça contra atos xenófobos em jogo na Argentina

Um integrante da comunidade boliviana na Argentina apresentou hoje uma denúncia penal para que sejam investigados os supostos atos xenófobos da torcida do Independiente na partida contra o Boca Juniors, válida pelo torneio Clausura.

Além de pedir a investigação junto à Promotoria de Buenos Aires, o boliviano Mario Flores Sanabria solicitou à Associação do Futebol Argentino (AFA) a suspensão do árbitro do jogo, Sergio Pezzotta, segundo informou à Agência Efe o seu advogado, Gustavo Morón.

No domingo, um grupo de torcedores do Independiente estendeu bandeiras de Bolívia e Paraguai numa forma de provocação à torcida do Boca Juniors.

"Solicitamos que a Promotoria peça os vídeos da partida para identificar os infratores, e que se avaliem as provas, pois pode ter ocorrido uma violação da lei antidiscriminatória", disse o advogado.

Sanabria, que integra o Conselho Solidário Internacional de Bolivianos Residentes no Exterior, escreveu uma carta ao presidente da AFA, Julio Grondona, na qual pedia a suspensão do árbitro.

"Pezzotta foi indiferente, permissivo e complacente diante dos atos discriminatórios", disse Sanabria.

Pezzotta foi escalado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) para trabalhar no jogo entre Boyacá Chicó e Grêmio, amanhã, pela Copa Libertadores.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: