A Uefa quer que a federação polonesa de futebol explique detalhadamente como vem lutando contra a corrupção, problema que afeta o esporte no país e que já resultou na detenção de 140 pessoas envolvidas com práticas ilegais.O organismo também quer receber uma relação completa de todos os árbitros envolvidos em escândalos de corrupção, as acusações feitas e medidas concretas adotadas pela federação polonesa.
Durante os quatro anos de luta contra a corrupção no futebol da Polônia, a Justiça investigou não só árbitros, mas também jogadores, dirigentes, torcedores e treinadores - entre eles um que passou pelo Wisla Cracóvia, um dos times mais importantes do país.
Segundo a imprensa digital polonesa, a Uefa tem mostrado preocupação com o andamento das investigações. Embora nada aponte por enquanto que a federação do país será punida, algumas publicações indicam que um supervisor pode ser nomeado para ficar à frente do processo.
Há alguns meses o Governo polonês decidiu substituir a cúpula da federação de Futebol por um administrador, encarregado de "limpar" a instituição e a corrupção no esporte.
A medida foi totalmente rejeitada pela Fifa, que ameaçou suspender a seleção das Eliminatórias Europeias à Copa de 2010 se não voltasse atrás.
O Governo polonês acabou cedendo ao ultimato da federação internacional de futebol, que poderia prejudicar também os planos do país como sede da futura Eurocopa de 2012, a ser organizada pelo país e a Ucrânia.
Fonte: Agência EFE.
Se esses ventos soprassem até aqui a CBF estaria perdida hein!
Nenhum comentário:
Postar um comentário