4 de março de 2009

Uefa exige à Polônia explicações sobre luta contra corrupção no futebol

A Uefa quer que a federação polonesa de futebol explique detalhadamente como vem lutando contra a corrupção, problema que afeta o esporte no país e que já resultou na detenção de 140 pessoas envolvidas com práticas ilegais.

O organismo também quer receber uma relação completa de todos os árbitros envolvidos em escândalos de corrupção, as acusações feitas e medidas concretas adotadas pela federação polonesa.

Durante os quatro anos de luta contra a corrupção no futebol da Polônia, a Justiça investigou não só árbitros, mas também jogadores, dirigentes, torcedores e treinadores - entre eles um que passou pelo Wisla Cracóvia, um dos times mais importantes do país.

Segundo a imprensa digital polonesa, a Uefa tem mostrado preocupação com o andamento das investigações. Embora nada aponte por enquanto que a federação do país será punida, algumas publicações indicam que um supervisor pode ser nomeado para ficar à frente do processo.

Há alguns meses o Governo polonês decidiu substituir a cúpula da federação de Futebol por um administrador, encarregado de "limpar" a instituição e a corrupção no esporte.

A medida foi totalmente rejeitada pela Fifa, que ameaçou suspender a seleção das Eliminatórias Europeias à Copa de 2010 se não voltasse atrás.

O Governo polonês acabou cedendo ao ultimato da federação internacional de futebol, que poderia prejudicar também os planos do país como sede da futura Eurocopa de 2012, a ser organizada pelo país e a Ucrânia.

Fonte: Agência EFE.

Se esses ventos soprassem até aqui a CBF estaria perdida hein!

Nenhum comentário: