26 de setembro de 2008

Fifa multa federação croata por ação racista de torcedores

A Fifa, anunciou na quinta-feira (25) que irá punir a Federação Croata de Futebol (HNS) por conta de ofensas racistas, em jogo realizado pelas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010. A penalidade veio em função da atitude da torcida croata durante o jogo entre a seleção do país e a Inglaterra, vencido pelo placar de 4 x 1 pelos ingleses.

O ocorrido que determinou a decisão da Fifa aconteceu após o atacante Emile Heskey ter recebido cartão amarelo por conta de uma falta que em cima do capitão croata Niko Kovac. Após o fato, parte da torcida croata passou a entoar cânticos racistas e a imitar macacos, afim de insultar o jogador inglês. Apesar da vitória inglesa, os dirigentes da Fifa resolveram reunir-se sobre a questão do racismo, e puniram a federação croata em 30 mil francos suíços (pouco mais que R$ 50 mil).

“A Federação Croata de Futebol foi considerada culpada de violação do artigo 50, parágrafo dois, do Código Disciplinar da Fifa, e recebeu a uma advertência referente à conduta futura, segundo o artigo 13. Novas incidências referentes ao artigo 58 levarão à sanções mais severas do Comitê Disciplinar da Fifa”, promulgou a instituição maior do futebol, em nota no seu site oficial.

Essa foi a segunda vez em menos de seis meses que a federação croata foi punida por racismo. Na ocasião anterior, os torcedores da Croácia realizaram o mesmo tipo de manifestação racista, durante o jogo da sua seleção contra a Turquia, pelas quartas-de-final da Eurocopa 2008.

A Fifa espera que a punição seja encarada como um exemplo para que casos como esses não voltem a se repetir. “O racismo não tem espaço no futebol. A Fifa está determinada a continuar divulgando sua mensagem por todo o mundo e lançando mão de todos os recursos disponíveis para eliminar esta forma de discriminação”, disse a entidade em seu comunicado.

Fonte: Cidade do Futebol.

Nenhum comentário: