24 de dezembro de 2008

Fifa retira punições de Peru, Samoa e Kuwait

No último sábado (20), a Fifa, maior entidade do futebol mundial, suspendeu a punição que havia dado à Federação Peruana de Futebol em novembro deste ano. A pena impdia que o país e os seus clubes participassem de qualquer competição internacional.

A decisão acaba com as pretensões do Fluminense, vice-campeão da Copa Libertadores deste ano, e do Internacional, campeão da Copa Sul-Americana, de ocupar as vagas daquele país na Copa Santader Libertadores de 2009.


As vagas dos times peruanos estavam em aberto na tabela da competição continental, divulgada nesta semana. Agora, o Universitario, o Universidad San Martín e o Sporting Cristal estão liberados para participarem competição sul-americana.


"Foi possível aproximar no Peru as pessoas e os políticos. Nós esperamos que continue a funcionar", afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter. A Fifa havia punido o futebol peruano após a intervenção do governo federal sobre a FPF. O presidente da Federação, Manuel Burga, reeleito em 2007, não era reconhecido pelo governo. Além disso, o IPD havia pedido uma mudança na diretoria da entidade, alegando que a FPF não aceitava as leis do país.


Depois que o Peru perdeu o direito de sediar o Campeonato Sul-Americano sub-20, em 2009, para a Venezuela, devido à punição, as entidades peruanas entraram em acordo no dia 13 de dezembro. O resultado das negociações foram enviados à Suíça, sede da Fifa.


A Fifa também retirou as suspensões que havia imposto Samoa (por má administração) e Kuwait (pot interferência política). "Nós retiramos a suspensão ao Kuwait temporariamente", afirmou Blatter. "Se as leis no Kuwait não forem mudadas para dar autonomia às organizações de esportes, então isso irá ao congresso. Se o congresso decidir suspender o Kuwait, a decisão durará por pelo menos um ano", concluiu.


Fonte: Cidade do Futebol

Nenhum comentário: