16 de abril de 2007

"Torcedor"?

Na noite de ontem (15/04) quem passava na Av. João Pessoa em frente a sede do Ceará Sporting Club de ônibus, era surpreendido com um pequeno grupo de “torcedores” que tentavam embarcar nos ônibus, só que os mesmos não paravam, daí eram apedrejados pelos “torcedores”. Este que vos relata esta nota estava em um destes ônibus, que foram apedrejados, passageiros feridos e apavorados com o acontecido comentavam: “os vândalos estão a solta”. Infelizmente é este tipo de imagem que fica a cada dia na mente das pessoas, de que as “torcidas organizadas” de hoje são gangues, que aterrorizão a cidade com sua delinqüência.
Isso dar-se pelo surgimento de configurações organizativas com característica burocrática/militar, fenômeno essencialmente urbano que cria uma nova categoria de torcedor, ou seja, o chamado "torcedor organizado".

Fica uma indagação: em quais circunstâncias socioculturais, políticas e econômicas nasce essa "nova categoria de torcedor"? A questão perpassa todo um contexto e remete à análise da constituição do tecido social das grandes cidades.

Nenhum comentário: