16 de outubro de 2007

Iraniano naturalizado alemão se recusa a jogar em Israel


O iraniano Ashkan Dejagan, membro da seleção sub-21 da Alemanha, se recusou a viajar para Israel para disputar uma partida das eliminatórias do Campeonato Europeu da categoria. Segundo a Federação Alemã de Futebol (DFB) o jogador, que nasceu na capital do Irã, Teerã, mas se mudou ainda pequeno para a Europa, pediu à comissão técnica da seleção para permitir sua ausência na partida desta sexta-feira, na cidade de Tel Aviv.

"Ele veio até nós citando razões pessoais que pareciam bastante plausíveis", disse o porta-voz da Federação Alemã de Futebol, Jens Grittner.

O atleta não foi encontrado para dar sua versão, mas, segundo o tablóide Bild, Dejagah citou motivos políticos. "Havia razões políticas. Todos sabem que sou um alemão-iraniano", teria dito o jogador.

Desde 1979, quando ocorreu a Revolução Islâmica no Irã, o país não reconhece a existência do Estado de Israel e proíbe todos os seus cidadãos de viajarem para lá. E o caso de Dejagah não é isolado.

Em 2004, o atacante iraniano Vahid Hashemian foi cortado da relação de jogadores do Bayern de Munique para a partida da Copa dos Campeões, contra o israelense Maccabi Haifa, em Tel Aviv. Na ocasião, o clube alemão alegou que o atleta sofria com uma lesão nas costas, embora este impasse também tivesse causado controvérsia, com a Federação Iraniana se opondo à ida do jogador ao país judeu.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: