20 de agosto de 2010

Diversidade dá espaço a ações políticas

3ª edição da Semana da Diversidade, realizada em agosto, será caracterizada pela maior politização de suas atividades

Neste ano, a Semana da Diversidade, que passa a fazer parte do calendário de comemorações do aniversário de Bauru, decidiu adotar um mote mais abrangente para despertar a consciência de toda a população de Bauru. Utilizando seu potencial de mobilização, que reuniu mais de 15 mil pessoas sob chuva na avenida Nações Unidas em 2009, a Associação Bauru pela Diversidade (ABD) vai abordar a temática da violência nas ações de 2010.

Desta vez, os organizadores do evento, Rick Ferreira, Marcos Souza e João Winck, todos da ABD, decidiram utilizar esse poder de mobilização para abrir uma discussão acerca de um fator que tem forte influência sobre a sociedade como um todo: a violência.

Portanto, a 3ª Semana da Diversidade de Bauru terá como tema principal o slogan “Eu amo a vida: diga não à violência”, sendo comemorada entre os dias 23 e 29 de agosto. Mas esta iniciativa será utilizada apenas como o catalisador das ações que devem nascer em consequência da movimentação criada durante a semana, destaca João Winck, conselheiro da ABD, durante divulgação do projeto realizada ontem no Café com Política do JC.

“A Semana da Diversidade vai servir como um catalisador para as ações contra a violência. Pretendemos que este período funcione como a abertura da discussão deste importante tema perante a sociedade. Depois do lançamento deste projeto, esperamos que os trabalhos relativos à busca por soluções para os problemas gerados e geradores da violência se intensifiquem”, define Winck.

Agenda

Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Bauru e suas secretarias de Bem-Estar Social (Sebes), Meio Ambiente (Semma), Cultura, Esportes, Educação, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Saúde, a associação tem como pauta principal de sua iniciativa a criação de uma agenda unificada entre as instituições.

Esta agenda unificada representa a esquematização de um planejamento coletivo entre os poderes público, privado e representações da sociedade civil, realizando a união de objetivos sociais e esforços institucionais para a promoção de ações concentradas em uma mesma direção, o que representaria mais força para o movimento contra a violência, segundo Wink. “Com esta abordagem, os movimentos poderão adquirir mais força para adentrar espaços onde anteriormente eram barrados, além de possibilitar a realização de trabalhos contínuos que podem trazer resultados mais efetivos para toda a sociedade. A agenda unificada pode tornar as ações mais consistentes e criar a possibilidade para elas serem contínuas, atuando durante todo o ano para melhorar a sociedade”, frisa o conselheiro da ABD.

União

Os projetos criados para abordar a violência e suas diversas manifestações serão idealizados pela ABD, pelas secretarias municipais, por conselhos, associações de bairro, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e demais instituições que representam a sociedade civil. De acordo com Wink, todos os projetos que possam trazer benefícios para a sociedade poderão ser explorados e utilizados na prática.

Um dos projetos propostos pela ABD que encontra-se em estágio avançado de instauração é o Cine Fórum. A iniciativa será promovida em parceria com a ONG Periferia Legal e vai ocorrer em cinco escolas estaduais de bairros periféricos da cidade, sendo eles o Núcleo Mary Dota, Vila São Paulo, Jardim Ferraz, Parque Santa Edwirges e Jardim Redentor.

A iniciativa conta com um planejamento para a exibição de filmes que remetam à reflexão sobre temas ligados à violência. Depois da apresentação desses filmes, as escolas se transformarão em palcos de discussões, sempre intermediadas por especialistas que terão a função de expandir as argumentações e elucidar o público sobre os problemas da violência.

Evento realizado em agosto vai pedir paz

Entre os dias 23 e 29 de agosto será realizada a 3ª Semana da Diversidade de Bauru, que tem apoio do Jornal da Cidade. Neste ano, o evento terá como tema o slogan “Eu amo a vida: diga não à violência”, que será lançado durante a cerimônia de abertura do dia 23. A programação do primeiro dia da Semana da Diversidade vai contar com a entrega dos prêmios “Eu Faço a Diferença” às cinco personalidades e cinco empresas que contribuíram com o fortalecimento e o respeito à diversidade na cidade.

Por sua vez, como já se tornou tradição, o último dia é quando será realizada a marcha cívica da 3ª Parada da Diversidade. O desfile terá início na Praça da Paz, a partir das 13h, onde todos se reunirão para passar pela avenida Nações Unidas às 15h, com destino ao Parque Vitória Régia, que será palco do Show da Diversidade.

Neste ano, o colorido do desfile que representa a diversidade dividirá espaço com o branco, que aparece para representar a indignação diante da recente onda de violência que atinge a cidade e da intolerância que permanece na sociedade.

Maiores informações:

http://paradabauru.blogspot.com/

http://www.baurupeladiversidade.org.br/

Marcos Souza (14) 9171-5739
Coordenador da ONG

Rick Ferreira (14) 9171-5738
Coordenador da ONG

João Winck (14) 9171-5750
Primeiro Conselheiro

Paulo Rafael (14) 8171-1812
Assessoria de imprensa

E-mail:

contato@baurupeladiversidade.org.br

imprensa@baurupeladiversidade.org.br

Comunidade da ABD:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38604650

Comunidade da Parada:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=62519817

Nenhum comentário: