30 de abril de 2008

Homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores


"Se com o nosso enforcamento vocês pensam em destruir o movimento operário este movimento de milhões de seres humilhados, que sofrem na pobreza e na miséria, esperam a redenção – se esta é sua opinião, enforquem-nos. Aqui terão apagado uma faísca, mas lá e acolá, atrás e na frente de vocês, em todas as partes, as chamas crescerão. É um fogo subterrâneo e vocês não poderão apagá-lo!" (Spies, operário condenado à forca na greve de Chicago em 1886)

Em 1º de maio comemoramos o Dia Internacional dos Trabalhadores, embora poucos, saibam da história, do porque dessa data, ainda mais quando a burguesia entra na história, tentando a todo custo apagar o conteúdo de classe dessa data, o sentido internacional, de solidariedade. Tampouco os sindicatos dirigidos pela pelegada governista, os burocratas indicais, hoje defensores dos patrões, os conciliadores de classe cujo a maior expressão está no poder.

Mas os trabalhadores não se renderam, não abandonaram a luta! A Resistência continua!

A burguesia tenta transformar o Dia Internacional dos Trabalhadores em "dia do trabalho", como se fosse uma simples concessão, para que não tomemos conhecimento da memória dos Mártires de Chicago, condenados a morte pelas leis da burguesia. Esse dia não nos foi dado como reconhecimento pela burguesia internacional, foi conquistado pela luta dos trabalhadores, desde de 1889 onde foi instituído no Congresso da 2ª Internacional, em homenagem a greve geral de Chicago em 1886.

Hoje a burguesia quer retirar direitos nesta época, inclusive a data, com o aval dos sindicatos amarelos e governos de conciliação de classe, senão fatidicamente burgueses, que querem nos pôr pra trabalhar em nosso único dia.

Os trabalhadores são uma classe internacional. O interesse do trabalhador que vive no Brasil é o mesmo dos trabalhadores na Europa, na Ásia, no Oriente, e no resto da América, destruir a classe dos patrões, a burguesia, que nos explora e oprime. Nesse momento devemos resgatar a solidariedade, o internacionalismo, nos posicionando em favor de nossos irmãos trabalhadores haitianos, palestinos, iraquianos, vítimas do espólio da burguesia imperialista. Os trabalhadores não tem pátria, "que pátria melhor e maior pode haver que imensa massa de homens e mulheres que trabalham"! Nenhum hino nacional nos unifica tanto, nos mais diferentes idiomas, quanto "A Internacional", composta por operários franceses.

Não temos muito que comemorar camaradas! O 1º de maio é nosso dia de luta!

O DIA DO TRABALHADOR NÃO PODE PASSAR EM BRANCO, POIS TODOS OS OUTROS DIAS SÃO DOS PATRÕES!

1º DE MAIO EM FORTALEZA:

CONCENTRAÇÃO ÀS 08 HORAS NA PRAÇA DO LICEU DO CEARÁ - JACARECANGA.
MANIFESTAÇÃO COM PASSEATA ATÉ A PRAÇA DO CARLITO PAMPLONA!

11 de abril de 2008

Por obscenidade e ‘imagem arranhada’, clube peruano demite atleta

Um mal-estar causado por declarações ofensivas de caráter sexual. Esse foi o argumento do Deportivo San Martin, clube que disputa a elite do futebol peruano, para demitir o atacante Mario Leguizamon.

O atleta ofendeu a árbitra Silvia Reyes durante uma partida contra o Alianza Atlético, pelo Campeonato Nacional.

O San Martin expressa solidariedade [à Reyes] não só porque ela é uma dama, mas também porque é a autoridade no controle da partida e, por isso, merece obediência e respeito”, disse o clube por intermédio de um comunicado.

Leguizamon está nos deixando porque arranhou nossa imagem perante o público”, completou o diretor-geral do clube, Álvaro Barco.

Mesmo tendo pedido desculpas à árbitra, Leguizamon não recebeu o perdão. Mesmo assim, o atleta demonstrou estar tranqüilo consigo mesmo.

Minha consciência está limpa, pois disse aquilo no calor do momento”, explicou o uruguaio, que ainda criticou o padrão do futebol do Peru, fora de uma disputa de Copa do Mundo desde a edição de 1982 na Espanha.


É a realidade. Quanto tempo faz que o Peru não vai a uma Copa do Mundo? Quanto tempo faz que o Peru não ganha nada”, ironizou Leguizamon.

Fonte: Cidade do Futebol

O Peru pode até não ter um bom "padrão de futebol" e a muito não participar de uma Copa do Mundo, todavia ganhou muito com a atitude do clube Deportivo San Martin, em punir a atitude machista de seu ex-atleta. Podem até apontar casos de mulheres no mundo do futebol que não deram certo. Mas isso não tem a ver com o sexo delas. Temos vários homens no mundo do futebol que não deveriam estar apitando, mas por alguma razão ainda continuam aprontando as suas.

10 de abril de 2008

Tumulto deixa feridos no Olímpico após a eliminação

Revoltados com a eliminação do Grêmio na Copa do Brasil — a segunda em três em pleno Estádio Olímpico —, alguns torcedores protestaram bastante contra o técnico Celso Roth e o diretor de futebol Paulo Pelaipe. Em alguns momentos, os ânimos se exaltaram.

Latões de lixo foram atirados contra seguranças e até calotas de carros foram atiradas contra o vestiário gremista. Na rua, automóveis foram depredados e a Brigada Militar precisou intervir com balas de borracha e bombas de efeito moral. Houve correria e alguns torcedores sofreram ferimentos leves.

Sete pessoas foram autuadas: duas por posse de droga, duas com foguetes, uma por desacato à autoridade uma por causar lesão corporal em um policial militar e um caso de resistência à prisão e desordem.

Fonte: Agência de Notícias

Será que só desta maneira, era o suficiente para os diretores gremistas entenderem o tamanho da frustração da nação tricolor e tomar uma atitude? Perder a vaga para um time que vai disputar a Série C, e que não fez nada além de jogar um bom futebol. Provando que não precisa gastar para ter bons jogadores...

9 de abril de 2008

Jogadores do Boavista ameaçam realização de greve

Em posição apenas intermediária na tabela de classificação do Campeonato Português e enfrentando grave crise financeira nos últimos tempos, o Boavista viu uma ameaça partir dos atletas de seu departamento profissional de futebol nesta terça-feira: caso não quite as pendências financeiras, o grupo entrará em greve.

Desta forma, a partida válida pela 27ª rodada da competição, no domingo, contra o Nacional da Madeira, estará comprometida se os salários em atraso dos atletas não forem pagos até a próxima sexta-feira.

Nesta manhã, o plantel esteve reunido com o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista. Após a conversa, foi anunciada a decisão de tomar tais medidas.

É do conhecimento de todos as dificuldades que atravessam os jogadores do Boavista. É também do conhecimento de todos a compreensão, o profissionalismo e o brio que têm revelado diariamente. O campeonato está a chegar ao fim. Perante isto, os jogadores decidiram unanimemente convocar uma greve”, anunciou Evangelista.

Os jogadores não vão se ausentar do duelo com o Vitória de Guimarães, exatamente na sexta-feira, dia 11 de abril, visto que a lei obriga a que uma greve seja anunciada com cinco dias úteis de antecedência.

É o jogo imediatamente a seguir, com o Nacional. A greve traduz-se em os jogadores não comparecerem ao jogo se até a sexta-feira anterior à realização do jogo não forem liquidados os dois meses de salários em atraso e 60% que estão em dívida”, esclarece o presidente do sindicato.


Fonte: Cidade do Futebol

Briga de torcidas leva a fechamento de arquibancada do estádio do River Plate

O Governo da Argentina puniu o River Plate com o fechamento da arquibancada principal do estádio Monumental de Núñez por dois jogos em virtude da briga entre facções de sua torcida na partida em que esta equipe venceu o Arsenal de Sarandi por 1 a 0 pelo Torneio Clausura do Campeonato Argentino.

O River Plate cumprirá a punição nas partidas da 10ª rodada, contra o Tigre no próximo domingo, e da 12ª, contra o Argentinos Juniors no dia 27.

Em ambos os jogos só poderão entrar no estádio os sócios e torcedores com carnês de ingressos para as partidas do River Plate, que habitualmente ocupam setores preferenciais do estádio Monumental, e os torcedores dos clubes visitantes nas arquibancadas correspondentes.

Os incidentes aconteceram no estádio José Amalfitani, do Vélez Sarsfield, na partida em que o River era o mandante contra o Arsenal.

Nesta partida centenas de torcedores violentos trocaram murros e pontapés com outros que tinham chegado pouco antes.

Pelo menos sete pessoas ficaram feridas durante os incidentes e 39 torcedores foram detidos após serem identificados pela Polícia pelo sistema de vídeo do estádio.

Fonte: Agência EFE

A violência entre as “torcidas organizadas” passou a ser uma preocupação social, uma vez que assumiu característica de acontecimento banal, débil e vazio. Na mesma proporção, passou a ser também um incômodo aos interesses em torno do evento esportivo.

8 de abril de 2008

Reds e o lema: "Você nunca estará sozinho"

"You'll never walk alone" ("Você nunca vai caminhar sozinho"). A canção, que se tornou um hino para o Liverpool após o sucesso com a banda "Gerry & The Pacemakers" em 1963, poderá fazer a diferença para os Reds no duelo com o Arsenal, nesta terça-feira, no Anfield Road, em jogo que vale uma vaga para as semifinais da Liga dos Campeões.

O Liverpool, porém, já prepara um esquema especial para bater os rivais londrinos. Quem revela o segredo é o lateral-esquerdo brasileiro Fábio Aurélio, titular dos Reds.

- Antes de entrarmos em campo, quando ainda estamos no vestiário do Anfield Road, os fisioterapeutas do clube já colocam para tocar um DVD com a música "You'll Never Walk Alone" para motivar os jogadores. E isso, realmente, funciona. É de arrepiar - conta o lateral.

A canção, mencionada no próprio distintivo do Liverpool, foi composta por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II em 1945. Frank Sinatra e Elvis Presley foram alguns dos diversos artistas que também gravaram versões da música.

Fonte: Agência de Notícias

Esta é uma torcida para assustar adversários e levantar o time do seu coração.


Investigação de evasão fiscal de Capello chega a presidentes de Roma e Genoa

A procuradoria de Turim (Itália), incluiu o proprietário da Roma, Franco Sensi, e o presidente da Genoa, Enrico Preziosi, nas investigações sobre evasão fiscal do atual técnico da Inglaterra, o italiano Fabio Capello, informou hoje o jornal local "La Stampa".

Segundo o periódico, estão sendo investigadas também as filhas de Sensi, Rosella e Maria Cristina; a mulher de Capello, Laura Ghisi, e seus filhos, Edoardo e Pier Filippo.

A investigação, que é referente às declarações de renda do técnico entre 2004 e 2006, começou no final do ano passado.

O item em que Sensi é citado é relativo ao período em que Capello treinou a Roma, no qual o técnico é acusado de desviar fundos para uma sociedade com sede em Luxemburgo através de contratos simulados com o clube.

Já Preziosi é investigado por ter mantido relações comerciais com o técnico italiano através de diferentes sociedades.


Fonte: Agência EFE

5 de abril de 2008

Dudu Cearense apóia multa contra insultos racistas no Campeonato Russo

O volante brasileiro Dudu Cearense (foto), do CSKA Moscou, expressou seu apóio à multa de 55 mil rublos (US$ 2.320) imposta ao Torpedo Moscou pelo comportamento de seus torcedores durante uma partida da segunda divisão do Campeonato Russo, na qual proferiram insultos racistas contra um jogador africano da equipe rival.

"Atos racistas, tanto de jogadores, dirigentes ou torcedores, não podem ser tolerados. Sempre que houver algum tipo de atitude de discriminação os responsáveis devem ser multados ou até punidos de forma mais forte", declarou o volante.

Jogando ao lado de outros brasileiros, como Vagner Love, Jô e Daniel Carvalho, Dudu Cearense diz que os torcedores de seu clube não costumam hostilizar atletas negros.

"Até pelo fato de o CSKA contar há muitos anos com atletas estrangeiros, principalmente brasileiros e africanos, nossa torcida respeita todos os atletas. No entanto, infelizmente em alguns jogos fora de casa, houve casos isolados de atitudes racistas", concluiu.

Fonte: Agência EFE

Bolívia: Ricardo Teixeira marca 'gol contra' para a América do Sul

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, marcou "um gol contra" para a América do Sul ao não apoiar a rejeição regional à decisão da FIFA de proibir a realização de partidas oficiais em cidades de grande altitude, afirmou nesta sexta-feira o diretor boliviano, Carlos Chávez.

"Pensei que apenas a Bolívia e algum outro país da zona andina estavam chateados com ele, mas me surpreendi em saber que outros mais também estão devido à posição de Teixeira, que como nosso representante no Comitê Executivo da FIFA, não nos representou", disse Chávez, presidente da Federação Boliviana de Futebol, citado nesta sexta pelo jornal La Prensa.

O diretor boliviano disse ainda que Teixeira, como membro do Comitê Executivo da FIFA, não assumiu a posição sul-americana e só defendeu a causa das equipes brasileiras, que nos campeonatos regionais de clubes não gostam de disputar partidas em cidades de grande altitude.

Teixeira "atuou (na FIFA) representando cinco equipes brasileiras, isso foi muito grave, e violentou um mandato que havia sido dado a ele", criticou o diretor boliviano.

Segundo Chávez, o presidente da CBF "jogou contra e fez um gol contra, de modo que é uma situação delicada"; além disso, afirmou que a atitude brasileira vai "afetar o que sempre foi a Conmebol: unida, integrada e monolítica".

A Bolívia elogiou a decisão da Conmebol, que em sua reunião no Paraguai na quinta-feira ratificou o pedido boliviano de não atender a resolução da entidade máxima do futebol mundial de proibir jogos oficiais em cidades a mais de 3.000 metros de altura, exceto após um período de aclimatação de 15 dias para a equipe visitante.

A seleção boliviana costuma jogar as partidas eliminatórias em seu histórico estádio de La Paz, 3.600 metros acima do nível do mar.

Fonte: Agência de Notìcias

Por preservação de imagem, Nestlé não renova com Clube dos 13

O slogan “Torcer faz bem” não figurará mais alguns jogos promocionais das equipes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. Isso porque a Nestlé decidiu não renovar a parceria com o Clube dos 13.

A decisão, comunicada pela entidade que acomoda os principais clubes do país, foi divulgada pelo jornalista Marcelo Damato. De acordo com o blog Além do jogo , a multinacional de alimentos avalia que teve sua imagem arranhada em um evento especial: o duelo entre Flamengo e Atlético-PR, no Maracanã, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Vindo de uma ascensão fulminante, a equipe carioca lutava por uma vaga à edição de 2008 da Copa Libertadores da América – que acabou se confirmando com a vitória.

Durante a promoção, que é baseada na troca de alimentos da empresa, os quais seriam doados a entidades carentes, por ingressos de arquibancadas, filas enormes foram montadas à frente do Maracanã, houve confusão, algumas pessoas se feriram e centenas não conseguiram efetivar o negócio. Muitos torcedores processaram a empresa por causa do episódio.

De acordo com a apuração do blog, foram mais de 500 ações, suportadas pelo Código de Defesa do Consumidor. Pelo menos um conseguiu uma indenização, de R$ 500, mais R$ 17 gastos com a compra do produto. Usando esses valores como média, a Nestlé poderá ter de pagar R$ 310 mil em indenizações.

O Clube dos 13 crê que a decisão seja uma grande perda e procura novos parceiros para tentar repetir as ações feitas em edições recentes do Nacional.

Fonte: Cidade do Futebol

Foi a própria empresa causadora de tal fato, pois a confusão se deu por falta de organização da Nestlé e à truculência da Polícia Militar. A promoção só foi boa mesmo para os cambistas, pois os caras comercializavam desde latas de produtos da Nestlé até mesmo ingressos e senhas que eram distribuídas no local.

4 de abril de 2008

Associação Inglesa de Futebol investiga caso de suborno

A Associação Inglesa de Futebol (FA) anunciou nesta sexta-feira que irá investigar a denúncia de que um jogador do futebol inglês teria problemas de vício em apostas e teria aceitado um suborno de US$ 99 mil (R$ 168 mil) para perder uma partida. A identidade do atleta não foi revelada e nem o time que ele defende.

Responsável pela denúncia, o jornal inglês Independent diz que o jogador tinha dívidas de US$ 99 mil dólares com o corretor de apostas, que ofereceu quitá-las se o jogador fosse expulso em uma partida específica e persuadisse três de seus companheiros para que recebessem cartão amarelo. Ainda segundo a reportagem, o atleta teria aceitado a proposta e sua equipe perdeu o confronto.

Andrin Cooper, o porta-voz da FA, falou que o caso será apurado. "Vamos fazer investigações sobre a reportagem para ver de que liga era este jogador", explicou. "Primeiro, teremos que averiguar se a partida foi dentro de nossa jurisdição. A história diz que foi na Grã-Bretanha, mas não sabemos se foi na Inglaterra."

Fonte: Agência Reuters

É um absurdo que em um esporte cada dia mais profissional como o futebol ainda aconteça casos desse tipo. Os mesmos devem ser punidos como exemplo para que isso não aconteça mais. Pena que não que tenha sido apenas um caso isolado.

3 de abril de 2008

Aumentam campanhas na Áustria contra a homofobia no futebol

A apenas dois meses do início da Eurocopa de futebol na Áustria e na Suíça, um grupo de gays e lésbicas, com sede em Viena, aumenta as campanhas A apenas dois meses do início da Eurocopa de futebol na Áustria e na Suíça, um grupo de gays e lésbicas, com sede em Viena, aumenta as campanhas para atrair as atenções para o lado homofóbico deste esporte.

"O futebol é o último bastião onde os clichês sobre os 'verdadeiros homens' ainda subsistem, tanto nos gramados como entre os torcedores", disse Qwien, o Centro para a História e a Cultura de Gays e Lésbicas, em um comunicado.

"O jogo ruim é classificado como 'feminino', e os maus jogadores são chamados 'mulherzinhas' ou 'maricas', e os oponentes são insultados como 'maricas'" indicou a associação.

Com a Eurocopa organizada na Áustria e na Suíça neste verão, o Qwien indica que quer chamar a atenção sobre a homofobia no futebol, "lançando um concursos de cartazes por toda a Europa", que poderão ser enviados até maio.

O vencedor será anunciado no dia 4 de junho, enquanto que os 50 melhores cartazes serão exibidos em "locais públicos", durante o campeonato (de 7 a 29 de junho).

Fonte: Agência de Notícias

2 de abril de 2008

Torpedo Moscou é multado por insultos racistas de sua torcida contra africano

O clube Torpedo Moscou foi multado em 55 mil rublos (US$ 2.320) pelo comportamento de seus torcedores durante uma partida da segunda divisão do Campeonato Russo, na qual proferiram insultos racistas contra um jogador africano da equipe rival, informou hoje a União de Futebol da Rússia (UFR).

O Comitê Disciplinar da UFR tomou essa decisão após examinar os fatos ocorridos durante a partida em que o Torpedo venceu o Vityaz Podolsk por 1 a 0, em 30 de março.

A seis minutos do fim do jogo, um grupo de torcedores do Torpedo gritou para o defensor camaronês Tchuisse, do Vityaz: "Macaco! Volte para casa!". O jogador respondeu a esse insulto com um gesto considerado obsceno pelo juiz da partida, que o mostrou cartão vermelho. O Comitê Disciplinar russo, por sua parte, puniu o jogador com dois jogos de suspensão.

Tchuisse, de 33 anos, comentou ao jornal "Sport-Express" que não conseguiu suportar a conduta dos torcedores do Torpedo, que desde o começo da partida o vaiaram e insultaram. O jogador, que joga na Rússia há 11 anos, tendo atuado em vários clubes do país, dentre os quais o Spartak Moscou, disse não se arrepender de sua resposta aos torcedores.

Fonte: Agência EFE

O árbitro deveria, era ter expulsado toda a torcida racista do Torpedo Moscou ao invés do jogador do Vityaz, que sofreu os insultos raciais.

Time equatoriano é multado por racismo de torcedores

O Barcelona, uma das equipes mais tradicionais do futebol equatoriano, foi multado em 2 mil dólares (cerca de R$ 3.500) pela federação de futebol do país, por manifestação racista de sua torcida em jogo contra o Deportivo Quito.

Durante a partida, disputada em Guayaquil, os torcedores da equipe da casa gritavam e faziam gestos interpretados como racistas quando jogadores negros do time adversário tocavam na bola. A atitude foi enquadrada legalmente em três artigos, dos do Comitê Executivo e um da Comissão Disciplinar da Federação Equatoriana.

Com 13 títulos da Série A equatoriana, o Barcelona é o clube mais vitorioso do país. A equipe tem como maiores conquistas internacionais os vice-campeonatos da Libertadores da América em 1990 e 1998.

No atual elenco, destacam-se os meias Marlo Ayovi e Cristian Lara, além do zagueiro Ivan Hurtado, capitão da seleção equatoriana desde 2000. Todos eles são negros.

Fonte: Agência Estado

1 de abril de 2008

Capitão de seleção indiana boicota revezamento de tocha

O capitão da seleção indiana de futebol, Bhaichung Bhutia, disse nesta terça-feira que não vai participar do revezamento da tocha olímpica, como era previsto, em represália aos ataques da China aos manifestantes do Tibete.

Bhutia, um budista nascido na região de Sikkim, no Himalaia, é o primeiro atleta a anunciar abertamente o boicote a um evento relacionado aos Jogos Olímpicos de Pequim, que acontecem em agosto.

O capitão tinha sua participação no revezamento prevista para o dia 17 de abril. Ao saber que foi um dos escolhidos, disse que seria "uma honra" participar do evento. Mas, nesta terça-feira, mudou o discurso.

"Sinto informar que não posso participar desse revezamento, por razões pessoais. A Olimpíada será realizada na China. Não quero carregar essa tocha", disse o atleta, que já informou sua decisão ao comitê olímpico indiano.

Fonte: Agência de Noticias

Não a um “Tibet livre” para ser um aríete do imperialismo ianque a serviço da fragmentação do Estado nacional chinês!
Como marxistas, dizemos que a campanha orquestrada pela Casa Branca, as “estrelas” de Hollywood e os reacionários seguidores do Dalai Lama está voltada a gerar a fragmentação territorial da China e a desestruturação social, política e econômica do país. A esse trágico “filme” já assistimos na extinta URSS e na antiga Iugoslávia, quando estas nações que restauraram o capitalismo foram pulverizadas pelo imperialismo ianque e europeu para melhor impor seus interesses políticos, econômicos e militares na região.

Conselho da Europa promove encontro contra racismo visando Eurocopa

O Conselho da Europa, integrado por 47 países do continente, organizará um encontro entre jovens torcedores de futebol de 30 nações européias, do qual participará a Uefa, para prevenir o racismo durante a Eurocopa 2008, que será disputada em junho na Suíça e na Áustria, informou hoje o órgão multilateral.

O Conselho entende que "o racismo continua manchando a imagem do futebol" e cita como exemplos uma agressão verbal a um torcedor judeu do Chelsea, no início de março, e os insultos racistas sofridos por um jogador marroquino do Valenciennes em fevereiro durante o Campeonato Francês.

O seminário acontecerá na cidade alemã de Rust entre os dias 6 e 10 de abril e faz parte da campanha do Conselho da Europa chamada "Todos diferentes, todos iguais", que tem como alvo o público jovem.

Entre as iniciativas para sensibilizar os jovens fãs de futebol sobre o problema do racismo antes da Eurocopa haverá o apoio à divulgação de um guia prático para ajudar clubes e espectadores a elaborarem uma "carta de torcedores" que será usada em seguida.

O encontro, organizado pela Rede de Futebol contra o Racismo na Europa e pela direção de juventude e esporte do Conselho da Europa, também abordará temas como a relação entre jovens e a violência no esporte, o papel dos poderes públicos e a comunicação com as autoridades locais, entre outros.

Fonte: Agência EFE