1 de novembro de 2008

Contra 'discriminação', Flamengo homenageará torcedores do Norte e Nordeste


Em repúdio a atitude de torcedores do Vitória que colocaram no alambrado do Barradão um faixa apontando para a torcida do Flamengo com os dizeres: "Vergonha do Nordeste", (foto) o clube carioca prestará uma homenagem aos apaixonados pelo clube no Norte e Nordeste do país.

Na partida deste sábado, às 18h30m, contra a Portuguesa, no Maracanã, pela 33ª rodada do Brasileirão, os jogadores entrarão em campo com uma faixa de agradecimento pelo amor demonstrado ao longo dos anos.

- Vamos entrar com um faixa homenageando os nossos torcedores no Norte e Nordeste do país. Por quem temos enorme orgulho, afeição, estima e reconhecimento. Repugnando essa atitude horrorosa que vimos no Barradão - explica o vice de futebol, Kleber Leite.

Segundo o dirigente, a atitude é mais do que merecida para as regiões que fortalecem a marca Flamengo.

- Da mesma forma que fica aqui o nosso protesto por essa atitude ridícula e idiota de algum imbecil. Fica aqui também a certeza de que amanhã não vamos fazer nada mais do que a nossa obrigação. Reverenciar, tratar com amor e carinho, quem tem feito ao longo do tempo o Flamengo essa força popular que ele é.


Fonte: Globoesporte.com

Considero equivocada a atitude da torcida do Vitória. Eu, particularmente, só torço pro Ferroviário, um clube pertencente ao estado onde resido. Não me seduz torcer por um clube que está distante de mim. Gosto de poder acompanhar de perto o dia-a-dia do meu time, intervir diretamente nos rumos do clube, participar de sua vida social e política. Mas não considero algo abominável o ato de torcer por um clube de outro estado ou país. Utilizar do argumento "somos nordestinos/baianos/cearenses e, portanto, devemos torcer para os clubes nordestinos/baianos/cearenses" é cair em uma lógica ufanista, equivalente a um tipo de nacionalismo (no caso, um "regionalismo"/"estadualismo"). Até entendo a argumentação que utiliza o fato de que no sul/sudeste do Brasil há muito preconceito em relação aos nordestinos Sim, é verdade, mas nem todas as pessoas dessas regiões agem dessa forma. Além disso, não se pode combater preconceito com mais preconceito...


Nenhum comentário: